quinta-feira, 24 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA 2011 (parte I)

A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.

Dinamizada entre 21 e 25 de Março de 2011, esta edição da Semana da Leitura centra-se na relação LEITURA – ENERGIA– FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.

Uma das actividades propostas pelo PNL é a "Leitura de Familiares e Amigos". À semelhança do ano passado, os encarregados de educação e amigos dos alunos da nossa turma foram convidados a participar nesta actividade. De forma a não concentrarmos as leituras numa única semana, decidimos realizar esta actividade entre os dias 16 de Março e 8 de Abril.


"Leitura de familiares e Amigos"

16 de Março - D.ª Elsa, mãe da Camila - "Histórias para contar em minuto e meio" e "O que o Pequeno Coelho ouviu"

A mãe da Camila iniciou esta maratona de Leituras, trazendo a boa disposição à sala de aulas. A primeira história era muito divertida e provocou algumas risadas nos alunos. A segunda era uma história mais séria e deixou-nos a pensar...

"O que o Pequeno Coelho ouviu"

O Pequeno Coelho diz que está vento demais, mas a Mamã Coelha diz que ainda assim se poderão divertir muito e saem para passear. Mas é então que o vento começa a uivar... Huuuuuuuu!Por isso, a mãe pede "Tenta me acompanhar!"Mas as suas palavras misturam-se com o som do vento e o que o Pequeno Coelho percebe é "Tenta na lama saltar!" E assim continua o seu passeio. O Pequeno Coelho, claro, faz aquilo que ele pensa que lhe pediram - ou será aquilo que quer mesmo ouvir? - e diverte-se como nunca!


"História para contar em minuto e meio"

História para contar em minuto e meio é para pais que às vezes não têm mesmo tempo, mas é muito mais do que isso: é uma oportunidade de se rir com os seus filhos, de cortar com o politicamente correcto, de se juntarem os dois, os três ou os quatro para virar o mundo de pernas para o ar. É o ponto de partida para um minuto e meio especial, em que a voz dos pais fica dentro do coração dos filhos, e se lançam raízes que prendem para sempre. Histórias que provam que o mundo pode ser virado do avesso, sem que a lei da gravidade nos deixe cair.


18 de Março - D.ª Paula, mãe do Tomás - "O Capuchinho Vermelho do século XXI"

A mãe do Tomás trouxe-nos o "Capuchinho Vermelho", ou melhor, transformou-se em Capuchinho Vermelho. Não aquele que todos conhecemos, mas um "Capuchinho Vermelho" dos nossos tempos, amigo da Natureza e das espécies ameaçadas pelo Homem.

"O Capuchinho Vermelho do século XXI"

Toda a gente sabe que o Capuchinho Vermelho persiste no top dos heróis infantis há séculos e séculos. Como será a história actualizada e contada no século XXI? A Capuchinho continua a usar capa vermelha? E a levar bolos à avô? E o mundo moderno, será que o compreende? Que gostaria de viver nele? Pois esta história é diferente… a Capuchinho saltou para o século XXI e viveu aventuras com o João e a avó na reserva do Lobo Ibérico.


18 de Março - Sr. Jorge (pai do Rui) - "As Plantas"

Um dos temas a abordar na área de Estudo do Meio, no segundo ano, são as Plantas. O pai do Rui, especialista na matéria, veio transmitir os seus vastos conhecimentos nesta área, apresentando um sugestivo powerpoint e fazendo-se acompanhar de vários exemplares de plantas (árvores, arbustos e ervas).

Os alunos ficaram mais esclarecidos sobre a temática abordada e, no final, ainda tiveram a oportunidade de ler um poema sobre as diversas partes de uma planta (raiz, caule ou tronco, folhas, flores e frutos).