sábado, 9 de fevereiro de 2013

MISTÉRIOS - Matilde Rosa Araújo

Já começámos a leitura do livro "Mistérios" de Matilde Rosa Araújo.


Matilde Rosa Araújo
Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa, em 1921, tendo tirado a sua licenciatura na Faculdade de Letras, da Univ. Clássica de Lisboa, em 1945. Foi professora do Ensino Técnico-Profissional, e formadora de professores na Escola do Magistério Primário.
Foi autora de mais de 40 livros para adultos e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças. Dedicou-se à defesa dos direitos das crianças.
Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian, e o prémio para para o melhor livro infantil, pela mesma fundação, em 1996, pelo seu trabalho Fadas Verdes.
Matilde Rosa Araújo recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e, em Maio de 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores.
Faleceu serenamente, em 6 de julho de 2010 na sua casa em Lisboa.


Mistérios reúne vinte e dois poemas que espelham uma preocupação não só com o universo infantil, com o crescimento emocional e com o autoconhecimento, mas também com a aprendizagem em face do Outro e do mundo. Nestes poemas, frequentemente num discurso próximo do narrativo, surgem, em primeiro plano, meninos e meninas, inseridos ora num cenário naturalista, povoado de pássaros, formigas ou burros (animais quase sempre mencionados a partir do diminutivo), ora num contexto familiar ou intimista. Nota-se um regresso a um universo puro, profundamente naturalista, do qual participam inclusivamente uma ou outra recuperação das cantigas populares e de rimas infantis. Percebe-se a presença de algumas marcas, por exemplo, da literatura tradicional – como em «Romancinho Verde» - ou da lírica trovadoresca, como se observa em «Baile de Sábado», poema que, pela estrutura repetitiva e pela linha temática dominante, parece muito próximo das bailias ou das bailadas medievais.