sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FESTA DE NATAL

FESTA DE NATAL
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Create a slideshow

Encontro com o escritor

PAULO SOUSA COSTA

No dia 12 de dezembro, pelas 11h, o escritor Paulo Sousa Costa esteve presente na nossa escola para apresentar o seu livro "Verde de Inveja". Os alunos adoraram o encontro com o escritor e, no final, todos tiveram direito a um autógrafo do Paulo Sousa Costa.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make your own slideshow

domingo, 9 de dezembro de 2012

O BOJADOR

O Bojador - Sophia de Mello Breyner Andresen

Depois de "O Gigante egoísta" de Oscar Wilde, o livro que se segue é o "Bojador" de Sophia de Mello Breyner Andresen. A escolha deste livro, recomendado pelo Plano nacional de Leitura, prende-se com o facto de estarmos a iniciar o tema "Os descobrimentos".
Este texto dramático, de extensão muito reduzida, tem por núcleo a passagem do cabo Bojador. Nos dois quadros que o compõem confrontamo-nos, no primeiro, com o choque entre o conservadorismo e os medos de um velho face à fome de futuro sentida por um jovem, enquanto no segundo compreendemos que o sonho domina o espírito de D. Henrique. A passagem do Bojador, ponto de referência para a descoberta de novas terras, anunciada por Gil Eanes, leva o Infante, na carta que escreve ao seu irmão Pedro, a assumir-se como o grande capitão que, à proa de Portugal, vai liderar a aventura e iniciar uma Idade Nova.


Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda F  ilologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa.
Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte.
Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro.
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.
Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada está traduzida em várias línguas.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.

De entre a vasta obra escrita por Sophia de Mello Breyner Andresen, da qual faz parte o livro que vamos trabalhar durante esta semana - "O Bojador",  destacam-se os Contos infantis:
  • A Menina do Mar (1958)
  • A Fada Oriana (1958)
  • Noite de Natal (1959)
  • O Cavaleiro da Dinamarca (1964)
  • O Rapaz de Bronze (1965)
  • A Floresta (1968)
  • O Tesouro (1970)
  • A Árvore (1985)
Para ouvires "A Menina do mar" clica aqui