quinta-feira, 24 de maio de 2012


MARIANA DIZ QUE TEM …


Mariana diz que tem
Sapatinhos de cristal.
Mas só vejo nos seus pés
As botas de cabedal.

Mariana diz que tem
um cavalo p´ra correr.
Mas só vi no seu jardim
Sete ratos a roer.

Mariana diz que tem
Chocolates na algibeira.
Mas só lá tem um pão duro
Dos que lhe deram na feira.

Mariana diz que tem
Estrelinhas a brilhar.
São os seus olhos que brilham
Quando se põe a sonhar.

(Luísa Ducla Soares)

Esta poesia da Luísa Ducla Soares serviu para mostrar aos alunos como a poesia pode ser divertida. Ao mesmo tempo, constituiu um desafio - escreverem quadras semelhantes, mas como o nome dos colegas da turma. Surgiram quadras muito engraçadas!




A Raquel diz que tem
um garrafão
Mas eu   só vejo
um balde na mão.
(Rui)

Os alunos
dizem
que têm…
O Tomás diz que tem
um belo coração
quando chega o intervalo
ele come sempre um pão.
(Mara)
Mara diz que tem
uma bolinha para brincar.
Mas só vejo em sua casa
uma corda para saltar.
(Inês Cabral)

A Mara diz que tem
mil bonecas para brincar.
Mas só vi em sua casa
livros para estudar.
(Tomás)
A Raquel diz que tem
uma égua de brincar
Mas o que está no quarto
é um frio de rachar.
(Inês Isabel)

O Rafael diz que tem
o Bolinhas para dormir
Quando vai para a cama
põe-se logo a rir.
(Raquel)
O Hugo diz que tem
O seu amigo Eduardo.
Mas o que ele tem
é só um leopardo.
(Rafaela)

Carolina diz que tem
uma bandolete na mão
Mas eu só estou a ver
um belo coração.
(Carolina)
Rui diz que tem
uma bola de Berlim
Mas ele nem trouxe lanche
e este pão é para mim.
(Camila)

O João diz que tem
uma gravata laranja.
É mentira, sim senhor
porque nem sempre se arranja.
(Eduardo)

A Beatriz diz que tem
uma unha a cintilar
Mas é apenas o verniz
que está novo e a brilhar.
(Beatriz Rebelo)
Camila diz que tem
um vestido cor-de-rosa.
Mas o que vejo no roupeiro
é uma formiga horrorosa.
(João)
A Mara diz que tem
um lápis às bolinhas.
Mas só vejo no seu estojo
afias, aparas e linhas.
(Inês Capela)

Mara diz que tem
brincos de cristal
Mas só vejo na orelha
um boneco de jornal.
(Beatriz Ribeiro)
A Raquel diz que tem
uma pulseira de ouro.
Mas só vejo nas suas mãos
umas luvas de couro.
(Guilherme)

O Eduardo diz que tem
muitos carrinhos de brincar.
Mas eu só o vejo
os carrinhos estragar.
(Gonçalo)
A Bea diz que tem
Uma corda para saltar.
Mas é um cordelito
que a vai fazer pedalar.
(Hugo)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A matemática e as novas tecnologias

Atividades a realizar no dia 18 de Maio, no âmbito do projeto "TICs do Magalhães".




Diagrama de caule-e-folha


O Diagrama (gráfico) de caule-e-folha representa os dados, separando cada valor em duas partes: o caule (valor à esquerda do traço vertical), onde se colocam os algarismos das dezenas, e a folha (algarismo à direita do traço vertical), destinado aos algarismos das unidades.

Exemplo:
Idade dos alunos da turma A: 12, 13, 12, 14, 15, 13, 11
Representação:
1  I  1 2 2 3 3 4 5

Testa os teus conhecimentos clicando aqui


Tangram


Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Este quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.

Para fazeres algumas figuras divertidas com o Tangam clica aqui

domingo, 6 de maio de 2012

O Dia da mãe era já festejado na Grécia Antiga e em Roma. Os romanos festejavam o Dia da Mãe em honra a Cybele, a mãe dos seus deuses, enquanto os gregos o celebravam em honra de Rhea, mãe dos seus deuses e mulher de Cronos.
Em Portugal, o Dia da Mãe era festejado a 8 de dezembro, mas atualmente é comemorado no primeiro domingo de maio.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. No Dia da Mãe, os filhos costumam organizar e oferecer surpresas às suas mães, para lhes mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas ao longo dos anos.

 Prendas do Dia da Mãe - trabalhos realizados em colaboração com as aulas de ALE.